segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Pasta de Gorgonzola e alho

No último sábado, estava eu aqui pensando no que faria para o lanche. Fui consultar a geladeira, e ela me pediu, gentilmente, que me consultasse com a despensa. Essa, por sua vez, me mandou ir para o supermercado. Chegando lá, fiz minhas compras básicas e eis que na gondola de laticínios me deparo com gorgonzola. Na hora pensei em umas três ou quatro receitas que poderiam ser feitas, mas o que me fez decidir, foi o fato de encontrar meu pão de forma preferido. Acabei optando por fazer essa pasta, a qual a receita está disponível abaixo.
.
.

Ingredientes:


- 100g de gorgonzola;
- 150g de manteiga;
- 2 dentes de alho triturado;
- 200g de creme de leite;
- 2 colheres de sopa de azeite;

Modo de preparo:

- Com auxilio de um garfo,quebre o gorgonzola em pedaços menores. Reserve.
- Em uma tigela/cumbuca, coloque a manteiga, o azeite e como auxilio de um mixer, misture bem. A manteiga vai ficar bem cremosa. Em seguida, coloque o alho triturado e adicione aos poucos, enquanto mistura tudo, o gorgonzola. Nesse ponto, a pasta já esta pronta para consumo, mas ela ainda não tem uma textura delicada. Para corrigir isso, adicione o creme de leite, e misture bem com o mixer.

Simples assim.

Considerações e substituições:

Se você não gosta tanto assim do sabor do alho, melhor colocar apenas um dente. O Alho nessa receita concorre com o sabor forte do gorgonzola, equilibrando um pouco o sabor. Essa receita fica muito saborosa, e deve ser consumida, preferencialmente no mesmo dia de preparo. Isso devido ao alho potencializar seu sabor como passar dos dias. Para consumo, pode ser usado torradinhas, biscoitos salgados, e até mesmo pão de forma, nesse caso, prefiro "pão preto".


Espero que façam, provem e gostem.
Abraços, Gordo Cozinha

domingo, 1 de setembro de 2019

Torta "Restô de Ontè"

Hoje aconteceu um fato inédito. Descobri que tem uma chuchuzinha seguindo meu blog. E não só seguindo, como aparentemente curtindo muito também. Ela me mandou essa receita de torta,que segue na integra:
.
.
.
.


Torta de restodontè:

Massa:

Um copo de farinha de trigo.
Meio copo de Maizena.
Um copo de leite.
Meio copo de óleo.
3 ovos
Sal e tempero a gosto.
Bata tudo no liquidificador

Recheio:

Carne de ontem (rs!).
Uma cebola média.
Um tomate.
Dois dentes de alho.
Meio repolho.

Modo de Preparo:

Coloque o alho triturado para fritar, quando estiver dourado, adicione a cebola picadinha e espere ficar transparente. Coloque o tomate picadinho. Deixe refogar...

Adicione a carne de ontem desfiadinha... Tempere tudo a seu gosto e depois coloque repolho picadinho...

Unte a forma com manteiga e farinha, coloque metade da massa na forma, recheie e coloque o restante da massa por cima...

Asse em forno médio por... Não sei quantos minutos porque faço a olho... Kkkkkkkkk

Considerações e Substituições:

A receita foi disponibilizada exatamente como recebi, sendo que unica alteração foi o "Bata tudo no liquidificador". Para saber o ponto da massa, recomendo o teste do palito de dente. Fure a massa com o palito, e se ele estiver úmido, ainda precisa assar mais um pouquinho. O recheio dessa torta pode ser virtualmente qualquer coisa. Frango desfiado, Cebola, Atum... Praticamente qualquer coisa. Uma receita rápida para fazer um prato diferente para o final de semana.

Espero que gostem!
Abraços, Gordo Cozinha

domingo, 25 de agosto de 2019

Mexido de Brócolis com Shimeji

Domingão, acordei tarde e com fome. Nos meus planos estavam fazer uma receita de Brócolis com Shimeji e carne picadinha, mas algo deu errado. Esse aí era o "Plano A". O que deu errado? Acordei tarde demais, e o açougue já estava fechado. Seria - na verdade é - um prato bem rápido de fazer, e base para outros pratos da culinária Oriental, mas o cara do açougue acha q é legal fechar antes das 14h, então tá né? Isso me levou ao "Plano B". Frustrado e com fome, fui consultar minha geladeira, que me deu como sugestão, a brilhante ideia de fazer um Omelete. SIM! Um omelete, recheado de shimeji e brócolis. Uma delicia! Pense em um prato leve e que alimenta bem. Pois bem, esse prato é o Omelete, não especificamente de shimeji com brócolis, mas sim qualquer omelete. Já que não vamos falar de "qualquer um desses ai", e sim de um muito especial, anota aí a receita!

Ingredientes:

- 2 ovos;
- 1 dente de alho picadinho;
- 1/2 cebola picada;
- 50g de flor do brócolis;
- 50g de shimeji;
- 1/2 xícara de chá de leite morno;
- 1 colher de chá de "amido de milho";
- 2 Colheres de sopa de Cebolinha picada;
- Sal e pimenta do reino a gosto;
.
.

Modo de preparo:

- Em um prato fundo quebre os ovos, e com a ajuda de um garfo, bata até a clara se misturar com a gema. adicione o leite morno e o amido de milho, misture até ficar homogêneo e então, reserve.
- Em uma frigideira, coloque o azeite, e murche o alho e a cebola picada. Em seguida, adicione o brócolis picadinho, mexa bem. A ideia aqui é só dar um sabor de alho ao brócolis. Adicione o shimeji, e misture bem. O Shimeji é um cogumelo delicado, e não se dá muito bem o calor, então cuidado para não deixar ele murcho.
- Espalhe bem o brócolis e o shimeji pela frigideira, e então coloque os ovos batidos no na frigideira. adicione sal e pimenta a gosto.
- Deixe fritar bem para poder virar o omelete e terminar de fritar o outro lado.
- Com a ajuda de um prato raso, vire o omelete e termine de fritar essa maravilha. Foi aqui que deu tudo errado e virou "PLANO C".

Fui tentar virar o omelete, que estava lindo e cheiroso, sem a ajuda do prato. o Omelete quebrou e aí tive que transformá-lo e um "Ovos Mexidos com Brócolis e Shimmeji", o tal do "PLANO C".

Ah Sim! Já estava me esquecendo. A Salsinha picada, deve ser polvilhada sobre o omelete/mexido depois de pronto, já na hora de servir.

Considerações e substituições:

Depois de satisfeito, fui procurar na internet e descobri que existe uma "frigideira especial para omeletes". Achei legal, mas pelo preço vou continuar com a frigideira tradicional. Quanto a modificações, você também pode colocar cenoura ralada, e pedaços do seu queijo preferido. Só não vai colocar gorgonzola, hein! Recomendo os seguintes queijos:
 - Parmesão;
 - Mozzarella;
 - Prato;
 - Queijo Suíço;
 - Requeijão cremoso...

Só não exagera no queijo, se não deixa de ser uma refeição leve.

Recomendo como acompanhamento, sucos de frutas cítricas ou chá com limão.


Espero que façam, provem e gostem...

Abraços,
Gordo Cozinha

domingo, 18 de agosto de 2019

Lasagna ai broccoli


Uns dias atrás, estava eu aqui pensando no que faria de almoço para esse domingo. Depois de muito pensar, refletir sobre o que tonha na geladeira e na dispensa, cheguei a duas opções:

- Macarrão de forno;
- Lasagna ai Broccoli;

Ontem acabei decidindo que faria a "Lasagna ai Broccoli", com molho branco, e que não usaria nenhum tipo de carne - Geralmente uso bacon no preparo do brócolis e presunto no molho branco, mas dessa vez optei por fazer sem, já que pode ser que alguém prefira assim. Ficou uma delícia, bem suave.

Bora lá? Anote tudo, siga os passos, e sinta-se a vontade para fazer suas modificações. Só não se esqueça de me contar o que mudou e como fez, ok?

Ingredientes:

-1 Brócolis grande picado;
-1 Cebola média picada;
-3 Dentes de alho picados;
-2 Latas de Creme de leite;
-2 colheres de sopa de óleo;
-100g de queijo parmesão ralado;
-250g de queijo mozzarella;
-500ml de Leite integral;
-200g de Manteiga;
-1 cubo de tempero;
-Sal e pimenta a gosto;
-1 pacote de massa para lasanha; - Se preferir, pode fazer com massa fresca de pastel, a receita você encontra clicando aqui.

Modo de preparo - Recheio:


Em uma panela, aqueça o óleo (eu só uso azeite) e doure 1/2 cebola picada e 2 dentes de alho. Refogue bem, até que o alho fique douradinho então coloque o brócolis picadinho. Misture bem o brócolis para que ele pegue o gosto do alho, em seguida, adicione 100g de manteiga e deixe derreter, misture tudo. Adicione sal e pimenta a gosto. Reserve.

Modo de preparo - Molho:



Na mesma panela que foi preparado o brócolis, refogue a outra metade da cebola e o dente de alho que sobrou. Adicione as 2 latinhas de creme de leite, em seguida o leite, e misture bem. Não se esqueça do cubo de tempero. A natureza ácida da cebola tende a talhar o leite, mas não se preocupe, isso não estraga a receita. Esquente bem, até que o molho comece a borbulhar. Hora de adicionar a manteiga e o queijo ralado. Misture bem, adicione sal e pimenta do reino a gosto. O resultado deve ficar parecido com o da imagem abaixo.

Montando a Lasagna:

Pegue uma assadeira e, coma ajuda de uma colher, espalhe o molho no fundo. Essa será a primeira camada, o suficiente para a massa da camada seguinte não grudar e queimar quando o prato for ao forno. na segunda camada, coloque a massa, depois um pouco de molho. Cubra com a mozzarella, adicione mais molho, e assim fica pronto o "primeiro andar" da lasagna. repita os passos para os próximos andares. Minha lasagna foi feita apenas com "dois andares". No ultimo andar, a ultima camada, deve ser feita de brócolis e mozzarella. Se quiser, coloque um pouco de orégano. Agora é só assar, 20 a 30 minutos no forno 180°C.

E pronto! 

Considerações e Substituições:

Na versão menos Light dessa receita, refogo pedacinhos  de bacon e depois misturo o Brócolis. Fica bom demais. Também uso presunto cortado em cubinhos no molho branco. Faz toda a diferença, mas o prato fica beeeeem mais calórico. 

Ah! Esqueci de contar...
É uma receita leve, pode comer sem culpa, mas talvez precise de um tempinho na esteira para "queimar a culpa", caso surja alguma.

Esse prato vai bem com vinho de uva verde ou vinho branco.


Espero que façam, provem e gostem...

Abraços,
Gordo Cozinha

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Pasta de Atum

Segunda feira brava para a maioria das pessoas, menos para mim. Estou de folga e, com exceção de uma atividade externa ou outra, passei o dia todo na preguiça. a parte ruim de ficar em casa "sem fazer nada", é que eventualmente vamos ficar com fome, e isso pode estragar nosso "momento preguiça". Para essas horas, tenha sempre uma receita rápida que vai salvar sua fome. E não, não estou falando de miojo, mas sim de uma rápida e deliciosa pasta de atum. Essa receita é a versão simplificada da "maionese de atum" que minha mãe fazia. Espero que gostem. Segue a receita:
.
.
.

Ingredientes:  

- 2 colheres de sopa de maionese;
- 1 colher de sopa de mostarda;
- 1 cenoura ralada;
- 1 lata de atum ralado;
- Salsinha, cebolinha, sal e pimenta a gosto;
.
.
.

Modo de preparo:

- Coloque todos os ingredientes em um pote e misture bem. Prove o sal, se necessário corrija. Por ultimo, adicione a salsinha e a cebolinha picada.


Considerações e Substituições:

Recomendo que seja consumido com "pão preto" ou pão integral, mas essa pasta fica tão suave que vai bem até com aquelas bolachas de água e sal. Se você desejar uma "crocância" a mais, adicione pimentão picado e misture, mas leve em consideração que o pimentão verde é indigesto para a maioria das pessoas.

Ah! Esqueci de contar...
É uma receita com baixo valor calórico...


Espero que façam, provem e gostem...

Abraços,
Gordo Cozinha

sábado, 10 de agosto de 2019

Yakissoba

Como mencionei em uma publicação anterior, toda sexta feira há uma feira nas proximidades do meu local de trabalho. Estava eu, belo e formoso andando pela feira, quando me deparo com uma bandeja de legumes cortadinhos, prontos para serem consumidos. Era, na verdade, uma bandeja de salada e, eu enxerguei ali, um yakissoba. Pensei comigo mesmo: "por que não compra-la e fazer esse tão amado prato da culinária oriental?" Acabei comprando, e fiz o Yakissoba. Ficou muito bom!
Segue a receita:

.
.

Ingredientes:

200g de carne bovina, cortada em cubinhos;
2 cebolas grandes;
2 pimentões médios;
1 cenoura grande;
6 folhas de Repolho;
Brócolis e couve-flor a gosto;
250g de macarrão para Yakissoba;
Shoyu e Óleo de gergelim;
.
.
.
.

Modo de preparo:


- Cozinhe o macarrão e,quando estiver 'al dente", escorra bem e reserve;
- Corte os legumes em tiras/ fatias largas, com cerca de 2cm de largura e o dobro de comprimento;
- Em uma frigideira grande, frite a carne utilizando o óleo de gergelim, em seguida adicione a cebola e duas colheres de sopa de shoyu. Refogue a carne e a cebola no shoyu, deixando a cebola com um aspecto levemente caramelada. Reserve.
- Na mesma frigideira, coloque todos os legumes, enquanto adiciona o shoyo aos poucos. Mexa e tampe.
- Quando as folhas estiverem reduzido bem seu volume, adicione a carne que estava reservada, o restante do shoyo e misture bem. Você pode conferir no vídeo abaixo, o resultado esperado.
- Prove e corrija o sal;
- Se você gostar de pimenta, agora é a hora de colocar. Pode ser pimenta do reino em pó, ou, para dar um pouco mais de cor, coloque algumas "pimenta de biquinho" inteiras. Não se preocupe. Essa pimenta é mais saborosa que ardida.
- Adicione o macarrão, misture bem e sirva.


Considerações e Substituições:


Bom, como todo "bom cozinheiro", fiz algumas adaptações nesse prato, deixando o resultado mais com a "minha cara". Eu não usei óleo de gergelim, mas sim azeite. Usei como carne bovina, um pedaço de maminha que tinha em casa, mas você pode usar a carne que desejar. Pode inclusive, fazer sem carne, e no lugar colocar shitake, preparando-o do mesmo modo que a carne.


Esse prato vai muito bem acompanhado de praticamente qualquer bebida, mas talvez seja legal experimentar com vinho de arroz...

Espero que façam, provem e gostem...

Abraços,
Gordo Cozinha

domingo, 4 de agosto de 2019

Risotto au jambon et fromage

Almoço de domingo...

Prato pronto - Imagem do autor

Tá certo, tá certo...
Sei que está meio tarde para postar uma receita que deve ser feita para um almoço de domingo, mas a parte boa do domingo, é que toda semana tem um. Então deixa de reclamar e anota aí!

Também sei que te peguei pelo título da postagem, e você pensou "nossa que chique, um prato francês...", mas sinto lhe dizer que de Chic, esse prato não tem nada. Tá certo que pode sim ser servido - e muito bem servido - em um almoço mais sofisticado, mas você vai ver que pode ser um prato para um bom almoço em família, nun domingão...

Ah sim...
É um prato italiano, só mudei o nome para chamar mais atenção...


Então vamos lá!


Principais ingredientes - foto do autor

Ingredientes:

2 xícaras de arroz;
1/2 cebola pequena;
1 dente de alho;
150g de presunto em cubinhos:
100g de champignon;
200g de queijo ralado;
100g de manteiga;
1 cubo de tempero;
Cebolinha a gosto;
Azeite;
Sal a gosto;


Ah sim, antes que me esqueça:

USE MANTEIGA DE VERDADE!
.
.
.

Modo de preparo:


Manteiga no arroz - foto do autor
- Corte a cebola e o alho em cubinhos, para refogar com o arroz;
- Em uma panela média, adicione o azeite e doure o alho e cebola, em seguida adicione o arroz e refogue;
- Após refogar o arroz, adicione água até cobri-lo, deixando a água acima do arroz, apenas "dois dedinhos".  Até aqui, estamos fazendo arroz como sempre fizemos...
- Adicione 50g da manteiga ao arroz que está cozinhando, abaixe o fogo e misture bem até a manteiga derreter. Agora adicione o "cubinho de tempero";
- Adicione o presunto picado, e em seguida o champignon e a "água" que vem junto. Essa água vai ajudar no sabor do rizzotto. Misture bem.
- Adicione o restante da manteiga - os 50g que sobraram - e todo o queijo ralado. Misture bem.
- Prove, e se necessário, corrija o sal.

Por último, mas não menos importante, adicione a cebolinha picada e misture...





Substituições:


Criança mimizenta - meme da web
"Ain, Gordo, nun como presunto"

Bom, nesse caso, vc pode substituir o presunto por peito de Peru, ou peito de frango desfiado.

Quanto ao queijo ralado, eu sempre faço com queijo provolone, desses de saquinho, mas dessa vez, comprei um pedaço de queijo e ralei na hora. Ficou muito mais delicado do que quando uso o provolone de saquinho. Aliás, o tipo de queijo, junto com a "carne" que você vai usar afetam muito a cremosidade e a quantidade de sal no prato. Por isso corrigimos o sal no final do preparo.


.
.
Esse prato vai muito bem acompanhado de vinho tinto...

Espero que façam, provem e gostem...

Abraços,
Gordo Cozinha





sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Pastel de Feira

Aquele Pastelzinho...


Foto do Autor
Não existe nada mais Paulistano do que aquele pastelzinho, acompanhado de um bom caldo de cana. Não sei se concordam, mas essa dupla, para mim, é imbatível. Toda Sexta-Feira, há uma feira nas proximidades do meu local de trabalho e, nessa feira meu amigo...

Há simplesmente o melhor pastel de feira que já comi em toda a minha vida. Amo o pastel da "Barraca da Cris", e sempre que posso, levo mais e mais amigos para provar essa deliciosa massa frita, recheada com os mais variados sabores.

Ok... Sou suspeito para dizer tudo isso, afinal sou cliente deles ha mais de 20 anos...


Depois desse falatório todo, vou deixar vocês aqui com uma receita de massa de pastel. Essa receita é tão boa, que pode ser usada também como massa de Lasagna...

.
.
.

Massa simples de pastel:

Foto da web
Rendimento: 12 a 20 pastéis

Ingredientes:

3 xícaras de farinha de trigo;
1 copo e meio de água (400 ml);
2 colheres (sopa) de óleo (opcional);
1 colher (sopa) de sal;
1 dose de pinga (50 ml);




Modo de preparo:

Foto da web
- Misture bem a farinha com o sal. Abra um buraco no meio da farinha e jogue, aos poucos, a água, incorporando-a à farinha com as mãos numa tigela funda ou numa mesa lisa. Se quiser dar uma liga a mais na massa, adicione as colheres de óleo.
- Acrescente a cachaça e continue misturando bem a massa.
- Sove a massa, em uma superfície lisa, polvilhada de farinha, até que fique homogênea e pare de grudar nas mãos.
- Deixe a massa descansar por 15 minutos coberta com pano úmido ou plástico filme.
- Abra a massa com a ajuda de um "pau de macarrão" – é mais fácil – até a espessura mais fina que conseguir, sem que ela massa quebre; Se você tiver a máquina, pode fazer o uso. Seus braços vão agradecer.
- Corte a massa já aberta com uma faca com até 30 cm de altura e 10 cm de largura, para ficar do tamanho de um pastel de feira.
- Recheie a massa, ocupando no máximo metade do espaço, dobre a massa e feche as bordas com a ajuda de um garfo.
- Depois de montar os pastéis, leve o quanto antes ao óleo quente para fritar;



Por enquanto, é isso!

Abraços,
Gordo Cozinha


quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Chá contra Gripe

Vai um Chazinho aí? 


Não sei quanto a vocês, mas se tem duas coisas que odeio são:

Como me sinto Gripado - Imagem da web
1 - Ficar Gripado...
2 - Tomar Remédios para gripe.

Ficar gripado é horrível. Aquele monte de secreção, nariz escorrendo a todo tempo, dor de cabeça, febre, e muitas vezes, a cereja do bolo: DOR DE GARGANTA.

Como diriam certas pessoas, "ninguém merece".


Aqui, uma receita que é uma verdadeira bomba contra o resfriado. Eu faço, e tomo sempre que fico doente.


Ingredientes:

Chá poderoso contra gripe - Imagem da web


1 Limão;
2 Colheres de sopa de Mel;
1 Colher sopa de lascas de Gengibre;
2 pedaços de canela em pau;
1 colher de chá de Cravo da ìndia;


Modo de preparo:


- Utilizando uma chaleira ou uma panela, ferva a água.
- Em uma caneca, adicione todos os ingredientes, exceto o mel, que mais tarde será usado para adoçar o chá.
- Adicione a água recém fervida à caneca, e utilize um pires como tampa da caneca, enquanto a infusão fica pronta. Essa etapa dura cerca de 15 minutos;
Após a espera, remova o pires e adicione ao chá o mel. Misture bem e já pode tomar.

Esse chá acaba ficando com gosto e cor muito forte, mas tem tudo o que precisamos para ficar bom de uma gripe.

- Limão é fonte de Vitamina C;
- Canela é um termogênico natural, e vai ajudar a combater a febre;
- Cravo da Índia combate a infecção da garganta;
- Gengibre, fora ajudar com o gosto, não faço ideia do que faz, mas todo "especialista em medicina chinesa" que conheço diz que devemos consumir gengibre todos os dias, especialmente quando estamos doentes.

É isso ai!

Espero que gostem. Eu faço, tomo e gosto, apesar do paladar forte.


Grande abraço,
Gordo Cozinha