sábado, 10 de agosto de 2019

Yakissoba

Como mencionei em uma publicação anterior, toda sexta feira há uma feira nas proximidades do meu local de trabalho. Estava eu, belo e formoso andando pela feira, quando me deparo com uma bandeja de legumes cortadinhos, prontos para serem consumidos. Era, na verdade, uma bandeja de salada e, eu enxerguei ali, um yakissoba. Pensei comigo mesmo: "por que não compra-la e fazer esse tão amado prato da culinária oriental?" Acabei comprando, e fiz o Yakissoba. Ficou muito bom!
Segue a receita:

.
.

Ingredientes:

200g de carne bovina, cortada em cubinhos;
2 cebolas grandes;
2 pimentões médios;
1 cenoura grande;
6 folhas de Repolho;
Brócolis e couve-flor a gosto;
250g de macarrão para Yakissoba;
Shoyu e Óleo de gergelim;
.
.
.
.

Modo de preparo:


- Cozinhe o macarrão e,quando estiver 'al dente", escorra bem e reserve;
- Corte os legumes em tiras/ fatias largas, com cerca de 2cm de largura e o dobro de comprimento;
- Em uma frigideira grande, frite a carne utilizando o óleo de gergelim, em seguida adicione a cebola e duas colheres de sopa de shoyu. Refogue a carne e a cebola no shoyu, deixando a cebola com um aspecto levemente caramelada. Reserve.
- Na mesma frigideira, coloque todos os legumes, enquanto adiciona o shoyo aos poucos. Mexa e tampe.
- Quando as folhas estiverem reduzido bem seu volume, adicione a carne que estava reservada, o restante do shoyo e misture bem. Você pode conferir no vídeo abaixo, o resultado esperado.
- Prove e corrija o sal;
- Se você gostar de pimenta, agora é a hora de colocar. Pode ser pimenta do reino em pó, ou, para dar um pouco mais de cor, coloque algumas "pimenta de biquinho" inteiras. Não se preocupe. Essa pimenta é mais saborosa que ardida.
- Adicione o macarrão, misture bem e sirva.


Considerações e Substituições:


Bom, como todo "bom cozinheiro", fiz algumas adaptações nesse prato, deixando o resultado mais com a "minha cara". Eu não usei óleo de gergelim, mas sim azeite. Usei como carne bovina, um pedaço de maminha que tinha em casa, mas você pode usar a carne que desejar. Pode inclusive, fazer sem carne, e no lugar colocar shitake, preparando-o do mesmo modo que a carne.


Esse prato vai muito bem acompanhado de praticamente qualquer bebida, mas talvez seja legal experimentar com vinho de arroz...

Espero que façam, provem e gostem...

Abraços,
Gordo Cozinha

2 comentários: